26.10.15

Ciclo Acervo e Memória




Ciclo de Palestras "Acervo e Memória"

Nos Domingos, 4, 18 e 25 de Outubro de 2015, às 18h, o arquiteto e historiador da arte Mariano Akerman desenvolveu uma série de três palestras abordando a relação entre a propaganda totalitária e as expressões que testemunham o maior genocídio da História.

As palestras, cada uma de elas ilustrada por slides e com una duração de duas horas e quinze minutos, Akerman abordou os seguintes tópicos:

1) Cultura e Propaganda. "Pátria Portátil" e Período da Pré-guerra.
2) Tragédia e Lembrança. A 2ª Guerra Mundial: Arte, Fatos e Testemunhos.
3) Memória e Educação. A evocação do ocorrido durante a 2ª Guerra Mundial por médio das artes visuais. O artista nos períodos da pós-guerra e na atualidade. Alcances do fenômeno educativo.







As palestras formam parte do Vesalius: Anatomia da Arte, um programa de palestras criado pelo próprio Akerman e dedicado a explorar a natureza da obra da arte como estrutura interdisciplinar expressiva.

Inspirado pela luz que emana da pesquisa metodológica e exaustiva do médico renascentista Andreas Vesalius (Bruxelas, 1514-1564), o Programa Vesalius Rio reexamina as Artes Visuais como disciplina.


Programa Vesalius Rio



Nos domingos, 4, 18 e 25 de outubro de 2015, às 18 h, o arquiteto e historiador da arte Mariano Akerman desenvolveu na ASA uma série de três palestras abordando a relação entre a propaganda totalitária e as expressões que testemunham o maior genocídio da História. Nas palestras, ilustradas por slides e com duração de duas horas e quinze minutos, Akerman abordou os seguintes tópicos:
1. Cultura e Propaganda -"Pátria Portátil" e Período da Pré-guerra.
2. Tragédia e Lembrança -A 2ª Guerra Mundial: Arte, Fatos e Testemunhos.
3. Memória e Educação -A evocação do ocorrido durante a 2ª Guerra Mundial por meio das artes visuais. O artista nos períodos do pós-guerra e da atualidade. Alcances do fenômeno educativo.
As palestras fazem parte do Vesalius: Anatomia da Arte, um programa criado pelo próprio Akerman e dedicado a explorar a natureza da obra de arte como "estrutura interdisciplinar expressiva". Inspirado pela luz que emana da pesquisa metodológica e exaustiva do médico renascentista Andreas Vesalius (Bruxelas, 1514-1564), o Programa Vesalius Rio reexamina as Artes Visuais como disciplina. (Novidades: Ciclo Acervo e Memória, ASA, 26/10/2015).

Mouloudji: Un jour je m'en irai

No comments: